Estava no curso de moda quando participei de uma palestra no Senac sobre o surgimento de uma marca.
Markus Heckhausen, o palestrante alemão, nos contou que em Berlim, quando houve a queda do muro, o lado Oriental começou rapidamente a se ocidentalizar. Com isso, foram retirados todos os sinais de trânsito da Berlim Oriental, para no lugar deles colocarem os mesmos que já eram usados no lado Ocidental.
Com o que restou desses sinais, o tal alemão viu uma oportunidade de manter viva a história da Berlim Oriental, criando luminárias com os homenzinhos verdes e vermelhos. As quais rapidamente viraram objeto de desejo de muitos.
O sucesso foi tanto que logo virou grife, a Ampelmann, com camisas, casacos, acessórios e é claro as luminárias (não mais as originais). A grife virou loja e a loja já virou restaurante.
Na época fiquei encantada com o surgimento da marca e alguns anos depois tenho a oportunidade de visitar Berlim e é claro conhecer de perto o sucesso da Ampelmann.
Ah! A novidade é que a cidade ganhou de volta os sinais antigos. Assim eles viram referência pra gente se localizar por Berlim. É só olhar pra esquina pra saber se estamos na Berlim Ocidental ou Oriental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário